O sonho de formalizar a união estável foi realizado nesta sexta-feira (2/2) por 52 agentes penais estaduais, através do Programa Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ)). O evento aconteceu no Centro de Instrução Especializada (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio.
A juíza Katerine Jatahy, da Vara Única de Rio das Flores e também integrante da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), participou da segunda edição da ação e destacou a importância da iniciativa em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). A magistrada, acostumada a julgar casos de violência doméstica, nem pensou duas vezes e disse “sim” ao ser convocada para realizar a união de casais.
“É importante destacar que é possível celebrar o amor, é possível ter uma relação saudável entre as partes baseada no amor e no respeito para que tenha um futuro feliz. Sinto-me gratificada em celebrar esses casamentos, acompanhar os momentos de alegria e concretizar o sonho de formalizar a união estável em casamento”, completou.
Alegria toma conta dos casais
Com o momento especial tão perto de se realizar, a alegria e o nervosismo eram visíveis nos rostos dos casais. Com o agente penal Adriano da Silva Carvalho, de 48 anos, e sua mulher, Viviane Souza de Araújo, de 40 anos, não foi diferente.
Após a assinatura dos documentos e a troca de alianças, o casal, junto há quinze anos, falou sobre a alegria de estar vivendo um momento histórico na vida de cada um.
“Alcançamos algo que estávamos há muito tempo desejando. Estamos juntos há quinze anos, e não só para mim, mas para ela também, é um momento de muita alegria”, disse Adriano.
“Sabemos da dificuldade que é casar lá fora, toda a burocracia e custo. Por isso, estamos muito felizes”, completou Viviane, emocionada.
Outro casal que participou do evento foi o formado pelo agente Ricardo Pereira de Souza, de 42 anos, e sua esposa, Daiana dos Santos Barbosa, de 34 anos. Com vida comum há 16 anos, o casal, que mora em Maricá, levou os filhos para assistirem a hora do “sim”.
“Se fôssemos depender de um casamento fora daqui, ia demorar um pouco mais, já que o custo é alto. Gostei bastante, foi muito bom”, disseram Ricardo e Daiana em coro.
Para Maria Rosa Lo Duca, secretária de Estado de Administração Penitenciária, a iniciativa é de grande importância para os agentes penais e servidores. Ela lembrou, ainda, que a parceria com o Programa Justiça Itinerante já acontece desde 2021 no Sistema Penitenciário para os detentos com o apoio do Ministério Público, Defensoria Pública e Detran.
Participaram do evento também as juízas do TJRJ Ana Beatriz Estrella, da 3ª Vara Criminal de Bangu; Carolina Fava, da Vara Criminal de Magé; Lorena Paola Nunes Boccia, da 2ª Vara de Família de Barra Mansa e Caroline Rossy Brandão, da 7ª Vara Empresarial.
Fonte: TJRJ