O número de divórcios no Rio de Janeiro atinge recorde histórico durante o segundo semestre de 2020. Segundo levantamento do Colégio Notarial do Brasil, entre julho e dezembro do ano passado, o estado fluminense registrou 3.114 dissoluções matrimoniais. O número é o maior desde o início da prática do ato em cartório há 13 anos.
Ainda de acordo com o estudo, o índice representa um aumento de 8% em relação ao mesmo período de 2019. O mês de julho foi o que teve maior registro de divórcios no ano: foram 560 em 31 dias. De acordo com a vice-presidente do CNB Rio, Edyanne Moura Cordeiro, o aumento pode ser um reflexo da pandemia e da facilitação do processo pela Internet.
Para realizar o divórcio em Cartório de Notas, o casal deve estar em comum acordo com a decisão e não ter pendências judiciais com filhos menores ou incapazes. O processo pode ser realizado de forma totalmente on-line, por meio do site e-Notoriado.
E em tempo de isolamento devido a pandemia, a internet também virou um verdadeiro ombro amigo. É o caso da plataforma iDivorciei, criada por Calila Matos, que reúne especialistas com dicas e conselhos.
Segundo estudo do Colégio Notarial, em todo Brasil foram mais de 43 mil divórcios no segundo semestre do ano passado. Entre as unidades federativas, 16 bateram o recorde histórico. Não houve aumento no Amapá, Bahia, Piauí e Tocantins.
Ouça a reportagem completa clicando no player de áudio.
Fonte: Bandnews FM