skip to Main Content

Há quem diga que rotina compartilhada em excesso afeta o amor. Será? É o que pode indicar a queda de 12,3% nos divórcios justamente após o fim do isolamento social no estado do Rio de Janeiro, aponta levantamento. 

Segundo o Colégio Notarial do Brasil, 2021 representou um recorde de divórcios na história do estado, com 5.857. No início do ano, a pandemia do coronavírus era responsável por quase 4 mil mortes por dia no país e as medidas de isolamento ainda estavam em vigor.

Enquanto isso, até novembro de 2022, foram 5.128 registros – 729 a menos do que no ano anterior. As maiores quedas foram em janeiro, março e novembro, em comparação aos mesmos períodos de 2021.

“A questão do isolamento social pode ter contribuído para que casais se divorciassem”, aponta José Renato Villarnovo, presidente do CNB/RJ, sobre o salto em 2021. 

Para ele, outro fator que pôde contribuir para esse número elevado em 2021 foi a possibilidade de fazer o divórcio 100% on-line, pelo e-Notariado. A plataforma foi lançada em junho de 2022.

“O aumento no número de divórcios nos Cartórios de Notas já vinha sendo registrado de forma tímida, mas foi em meio à pandemia que percebemos um salto expressivo”, explica. “Este ano, o que registramos, é uma queda, mas em comparação com um aumento histórico, tal qual só um fenômeno tão imprevisível poderia causar.”

O divórcio virtual ainda exige uma videochamada com o tabelião para a escritura, que é assinada digitalmente.

Desde 2018, o período com o menor número de divórcios, porém, foi em 2020, no primeiro ano da pandemia. Nos primeiros quatro meses da crise sanitária, a partir de março daquele ano, ainda não havia o formato on-line para o procedimento. O ano seguinte, então, gerou um salto de 18%.

Fonte: Campos 24 Horas

pt_BRPortuguês do Brasil
Back To Top