skip to Main Content

Tabeliães agora também podem prestar serviços de emissão de documentos à população, que ainda incluirá a comunicação de intenção de venda e transferência de veículos, sem a necessidade de agendamento e com redução no prazo de entrega. 

Cartórios de Notas na capital do Rio de Janeiro já estão emitindo segundas vias e realizando renovação de RG e CNH. Cinco cartórios localizados em bairros estratégicos da cidade agora realizam o serviço que permite a ampliação considerável de postos de atendimento ao usuário, que não precisa mais realizar agendamento para emitir os documentos, além de contar com a redução de mais de 20 dias no prazo de entrega da documentação. Em breve, os Cartórios de Notas fluminenses também farão a comunicação de intenção de venda e a transferência de propriedade de veículo. 

Para realizar os serviços basta ao cidadão pagar o Duda (Documento único do DETRAN de arrecadação) previamente e comparecer ao Cartório de Notas de sua preferência com o documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência, no caso da CNH, ou certidão de nascimento (para brasileiros solteiros), certidão de casamento, certidão de naturalização ou certificado de igualdade de direitos e obrigações (portugueses), para a identidade. 

Para o presidente do CNB/RJ, José Renato Villarnovo, a iniciativa é importante ao ampliar o número de postos de atendimentos para que o cidadão possa ter acesso aos documentos essenciais de identificação civil e transferência de veículos. “Atuar como um braço avançado do Detran/RJ para prestar mais estes atendimentos aos cidadãos fluminenses é um grande avanço para a sociedade. Uma facilitação aos usuários que poderão ter acesso a uma rede que envolve cerca de 300 Cartórios de Notas em todo o Estado”, destaca, apontando que o projeto abrangerá todas as demais unidades do RJ. 

A iniciativa surgiu da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Detran/RJ e Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ) juntamente com a Corregedoria-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, órgão responsável por fiscalizar os cartórios fluminenses. 

Corregedor-Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro à época, o hoje presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo destacou a importância de iniciativas que possam beneficiar as pessoas. “Minha meta sempre foi fazer uma gestão que desburocratizasse e trouxesse facilidade para a população. Estamos oficializando uma iniciativa que vai de acordo com o que penso, que é facilitar o acesso da população aos serviços essenciais. Esse é o nosso papel”, afirmou à época. 

O projeto piloto envolveu a participação de cinco unidades que já estão prestando atendimento ao público para emissão de RG. Nas próximas semanas será iniciado o atendimento para emissão de Carteira Nacional de Habilitação. Os tabelionatos participantes desta primeira fase estão localizados na cidade do Rio – Bangu, Barra da Tijuca, Campo Grande, Ilha do Governador e Tijuca; e na região serrana – Nova Friburgo. 

Abaixo a lista dos cartórios que já estão realizando atendimento para RG e seus respectivos endereços:  

7º Ofício de Notas da Capital – Tijuca

Rua Santa Sofia, 139- Tijuca/RJ – (21) 3078-1122 

15º Ofício de Notas da Capital – Barra da Tijuca

Avenida das Américas 500 – Bloco 11 Lojas 104 e 106 – Barra da Tijuca/RJ – Telefone: (21) 3154-7161

 31º Ofício de Notas da Capital – Bangu

Rua Francisco Real, 1647 – Bangu/RJ – Telefone: (21) 3333-7926 

33º Ofício de Notas da Capital – Campo Grande

Av. Cesário de Melo, 2855 – Campo Grande/RJ – Telefone: (21) 2412-1371 

35º Ofício de Notas da Capital – Ilha do Governador

Estrada do Galeão, 2315 – Jardim Guanabara – Ilha do Governador/RJ – Telefone: (21) 98015-2038 

Fonte: Jornal Impacto

Back To Top