skip to Main Content

RIO — O segundo semestre de 2020, já com a pandemia da Covid-19 instalada no Brasil, bateu recorde de atos de transferências de bens realizados no Estado do Rio. Segundo dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ), foram mais de 10 mil solicitações feitas a tabeliões no período, como testamentos, inventários, partilhas e doações de bens. São 4,5 mil pedidos a mais do que nos seis primeiros meses do ano passado, em um aumento de 80,4%, ainda de acordo com o CNB/RJ.

A escalada de atos entre o primeiro e o segundo semestre do ano ficou 53 pontos percentuais acima da média da década no estado, que é de 27%. Um fenômeno que revela a crescente preocupação da população fluminense em garantir que os bens sejam encaminhados do melhor modo em caso de morte. Com 2.063 pedidos feitos nos cartórios do estado, dezembro foi o mês com mais pessoas procurando pelos atos de transferência de bens em 2020.

Testamentos, inventários, partilhas e doações, que tiveram grandes quedas em seus números em março e abril devido às restrições de locomoção em todo o país, retomaram o crescimento ainda em maio, com a regulamentação da plataforma e-Notariado, que permite a realização de atos por meio de videoconferência.Para o presidente do CNB/RJ, Renato Villarnovo, a pandemia levou até mesmo pessoas jovens a recorrerem aos cartórios mais cedo.

Fonte: Yahoo! Notícias

pt_BRPortuguês do Brasil
Back To Top