skip to Main Content

Dentre os maiores sonhos de grande parte dos brasileiros está, além de ter um carro e uma casa própria, realizar ao menos uma viagem para o exterior. Algumas pessoas, porém, almejam ainda mais, e têm como objetivo viver fora do país. Para isso, é necessário passar por um processo de validação de alguns documentos, chamado de Apostilamento de Haia, conhecidos popularmente como os vistos para vida no exterior. Em Petrópolis, essas solicitações cresceram em 52,8% este ano.

Ao todo, de janeiro a maio de 2022, já foram 1.871 pedidos de validação desses documentos, 646 a mais do que nos cinco primeiros meses do ano passado. Só no último mês, maio, foram 475 solicitações. O número parcial desse ano já simboliza a metade do total anual de 2021, que foi de 3.687. Todos esses dados são da Seção do Rio de Janeiro do Colégio Notarial do Brasil (CNB/RJ).

Dentre os principais pedidos estão os vistos para estudo e abertura de processos de reconhecimento de dupla cidadania. No ano passado, esses dois tipos de atos haviam sido responsáveis por 74% das solicitações referentes à vida no exterior do município.

Processo de apostilamento

Para realizar o processo de validação de documentos é necessário separar todos os documentos desejados para o apostilamento e se dirigir a um cartório ou tabelionato que faça o processo. A instituição então recolhe os documentos, gera um protocolo e realiza o orçamento do pedido.

Apostilamento Eletrônico

Na última sexta-feira (3), os cartórios brasileiros lançaram o Apostilamento Eletrônico. Com esse novo serviço, o cidadão que enviar um documento para ser certificado em qualquer Cartório do Brasil poderá solicitar seu recebimento também de forma online, por email ou pelo celular, no qual constará um QR Code para que seja feita a verificação de autenticidade pela autoridade estrangeira.

Fonte: Diário de Petrópolis 

pt_BRPortuguês do Brasil
Back To Top