skip to Main Content
Que Fim Levou O Terreno Que Foi Sede Social De Um Dos Clubes Mais Tradicionais Do Rio De Janeiro?

America Football Club foi campeão carioca em 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960

Em 2022, o America Football Club completou 118 anos. Conhecido como o “Amor Fora do Comum”, é um dos clubes cariocas mais tradicionais, fundado em 1904. Em 2014, o então presidente Léo Barros Almada anunciou que as atividades na sede social do clube, localizada na Rua Campos Salles, nº 118, precisariam ser suspensas por tempo indeterminado devido à crise financeira do clube.

À época, foi esclarecido aos sócios e torcedores do time que a “falta de investimento em manutenção por parte das últimas administrações, e a crescente fragilidade financeira do Clube, que o levaram a um estágio profundo de degradação de suas instalações, suscitando inclusive um auto de interdição por parte do Corpo de Bombeiros”.

A nota do clube dizia ainda que “prática adotada pela administração anterior de lotear a Sede para atividades que nada tem a ver com a finalidade social do clube, incluindo atividades ilegais, afugentou ainda mais os associados levando a um nível extremo de inadimplência, que tornou ainda mais grave a situação financeira do clube”.

A alternativa, então, seria a venda do terreno para a construção de um shopping center, com a contrapartida da sede do clube ficar na cobertura do empreendimento. As obras para a construção do shopping estariam agendadas para começarem em setembro de 2019, com previsão de entrega para abril de 2021. Com metrô próximo, seria de fácil acesso à população ao local. No projeto constarão lojas de segmentos variados, praça de alimentação, salas de cinema e um centro médico. Tudo em uma área bruta de 24.866m².

O projeto chegou a ganhar uma placa de agradecimento em 2019 com os nomes do presidente do clube, Sidney Santana, do prefeito da cidade na época, Marcelo Crivella, do secretário de Esporte, Lazer e Juventude do Estado, Felipe Bornier e de Léo Almada, Presidente do Alto Conselho do America.

“A Nova Sede Social do America será dotada de amplo espaço para os associados e com quadras de tênis, de squash, polivalentes, salões de festas, jogos, sala de lutas, parque aquático e outros, tudo na mais moderna concepção arquitetônica e com equipamentos/acessórios de última geração. E mais importante: sem vender um milímetro de nosso terreno aos empreendedores. Esta foi a melhor solução encontrada para a concretização de um sonho de todos aqueles que amam o America, pois com a entrega do empreendimento no qual a Nova Sede Social está incorporada, todos nós teremos orgulho de um espaço de convivência moderno, eficiente, ecológico e aprazível”, afirmou Sidney à época.

Pandemia e atraso nas obras

As informações mais atuais dão conta de que, por conta da pandemia, as obras de demolição foram interrompidas e o prazo para o início das obras reestabelecido para meados de 2022, com previsão para terminar até outubro deste ano. O atraso também se deu na “assinatura da escritura de transferência do terreno”. Em entrevista à revista Shopping Centers, Antonio Mamede, o CEO do Grupo AMMalls, empresa que atua no planejamento, desenvolvimento, administração comercialização de shopping centers, conta como surgiu a oportunidade de levantar um empreendimento junto a outros investidores no America Football Clube.

“A história do Parque Shopping America já começa com muita resiliência e paciência. Hoje, ultrapassamos todas as barreiras de direito real de superfície, em condições boas com o clube, de acordo com as cláusulas contratuais de escritura, o shopping fica livre de dívidas, com fluxo maior de caixa. Na década de 1960, o América era um dos clubes mais importantes do Rio de Janeiro. A disputa se dava com o Botafogo, então, existe um carinho muito especial, é o segundo time do carioca”, afirma o CEO.

Antonio não abre tantos detalhes, mas afirma que um dos sócios do Parque Shopping America é do ramo de hotelaria no estado do Rio de Janeiro. Com o atraso, a escritura definitiva só foi assinada há oito meses.

“Já temos uma relação de mais de 500 interessados em lojas. Agora, estamos finalizando o projeto executivo e os complementares que precisaram passar por alterações. As obras devem ter início entre fevereiro e março de 2023 porque pretendemos inaugurar o shopping entre outubro de 2024 e abril de 2025”, finaliza Antonio.

História do clube

O América sempre foi uma das instituições esportivas mais reconhecidas e importantes do Rio de Janeiro, porém, não nasceu nas cores branco e vermelho e nem na Tijuca, bairro que acolheu a agremiação por anos.

A história do clube America – e vamos nos referir a ele assim, que é como os cariocas e tijucanos carinhosamente se referem ao clube e à sede social, local onde também aconteciam shows, festas e eventos abertos ao público – começa a partir do Clube Atlético da Tijuca, gerido por sete jovens, que promoviam corridas a pé. O grupo, então, em dado momento, se reuniu na casa de Alfredo Guilherme Koehler, um dos sete jovens para construir uma nova instituição.

Passaram pelo crivo dos integrantes três sugestões: Rio Football Club, em homenagem à cidade que abrigaria a agremiação recém criada; a Praia Formosa Football Club, de Henrique Mohrstedt, em homenagem ao nome da rua onde o clube seria fundado; e America, quase que uma menção novo continente, sugestão trazida por Belford Duarte.

O America, ainda alvinegro, fez seu primeiro jogo contra o Bangu, no dia 6 de agosto de 1905. Apesar de fundados no mesmo ano, Bangu já era um clube estabelecido através da prática de futebol com os funcionários da Fábrica Bangu. O time era composto pelos operários e técnicos ingleses da fábrica. Em 1908, o clube adotou o vermelho e branco.

Em meio a esse turbilhão de partidas e jogos, houve a transferência definitiva para a Tijuca mais tarde, sede da qual este texto se trata. A agremiação Haddock Lobo Football Club, que já jogava os primeiros Campeonatos Cariocas passava por dificuldades financeiras, até que se fundiu ao America em 1911. Foi quando o clube passou a ser dono do estádio da Rua Campos Sales e se tornou consolidado para conquistar os primeiros títulos que estavam por vir.

Títulos

Sobre os títulos mais importantes do clube, a lista é extensa:

Títulos Internacionais

International Soccer League (Torneio Intercontinental): 1962

Competições Nacionais e Regionais

Taça Brasil Sudeste: 1961

Copa dos Campeões: 1982

Taça Ioduran: 1916 (disputada em 1917 entre o Campeão do Rio e de São Paulo, venceu po WO a 0 a equipe do Paulistano)

Titulos Estaduais

Campeonato Estadual: 1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960

Campeonato Estadual da Segunda Divisão (Série B): 2009, 2015, 2018

Torneio João Elis Filho do Estadual: 2010

Taça Corcovado: 2017

Taça Santos Dumont: 2019

Torneio Inicio Estadual: 1949

Taça Guanabara: 1974

Taça Rio de Janeiro: 1982

Taça Eficiencia: 1936 (Taça que premiava o equipe com melhor desempenho em todas suas categorias)

Estadual de Segundo Quadro: 1919, 1923, 1926, 1929, 1930, 1932, 1936

Estadual de 3°. Quadro: 1918

Estadual Amador: 1940

Torneio Relâmpago do RJ: 1945

Torneio Extra de Profissional do RJ: 1938

Taça Carlos Martins da Rocha (T. Extra): 1952

Torneios Nacionais e Internacionais

Trofeu Classico da Paz: 1938 (disputado com o Vasco)

Torneio Imprensa Peruana “Internacional de Lima” (Peru): 1955

Torneio Quadrangular de Cáli (COL): 1961

Torneio Internacional de Bogotá: (COL): 1961

Torneio Ary Barroso (Equipe mista): 1965

Torneio Internacional Negrão de Lima (Rio de Janeiro/BRA): 1967

Copa TAP: 1973

Trofeu ASTA: 1975

Trofeu Jaime de Carvalho (RJ): 1976

Torneio Internacional Costa Dourada (Espanha): 1983

Torneio Triangular do Haiti: 1998

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RJ

pt_BRPortuguês do Brasil
Back To Top