skip to Main Content

Notícia publicada por ASCOM – CGJ em 09/07/2021 17:17

A Diretoria-Geral de Fiscalização e Apoio às Serventias Extrajudiciais –DGFEX responsável por monitorar, fiscalizar e orientar os 473 serviços extrajudiciais do Estado do Rio de Janeiro, incluindo os Distribuidores Oficializados (DCPs), reduziu seu acervo físico em 45,64% e o eletrônico em 31,75%, uma média de 37,38% de redução do acervo, em cinco meses.

O diretor-geral da DGFEX, Antonio Francisco Ligiero, faz um balanço do ganho de produtividade: “Os números nos indicam que estamos caminhando na direção certa. O trabalho foi hercúleo. Com o apoio e orientação do corregedor, juízes auxiliares da matéria e servidores da DGFEX, logramos realizar grande baixa do acervo, superando a meta estabelecida para o primeiro semestre da gestão”.

A Diretoria também reduziu o tempo de tramitação dos processos que, por determinação do corregedor, não poderão permanecer por mais de trinta dias sem processamento.

Antonio Ligiero assumiu a Diretoria Extrajudicial em fevereiro de 2021, após 20 anos atuando na área judicial.  Implementou conceitos exitosos de controle de produtividade, efetividade e gestão. “A próxima meta é transformar todo acervo físico da DGFEX em eletrônico”, pontua.

Resultados das Divisões – Dados de 01/07/2021

A Divisão de Monitoramento Extrajudicial – DIMEX, responsável pelo monitoramento remoto dos Serviços Extrajudiciais do Estado, Sucursais, Postos de Atendimento e Unidades Interligadas em Maternidades e no Instituto Médico Legal, tem 1153 processos em trâmite.

A Divisão de Fiscalização Extrajudicial -DIFEX, que fiscaliza a regularidade formal dos atos praticados, a gestão e a operacionalidade das serventias extrajudiciais, bem como, a aferição dos emolumentos e acréscimos legais do Fundo Especial do Tribunal de Justiça, tem em seu acervo 357 autos.

E a Divisão de Instrução e Pareceres para Serventias Extrajudiciais – DIPEX, que fornece orientação acerca da matéria extrajudicial, tendo como base consulta às leis, às normas regulamentares da Consolidação Normativa da CGJ, à doutrina e à jurisprudência, contabiliza 264 processos em trâmite.

Consulte outros gráficos de monitoramento do acervo da DGFEX – Dados de 01/07/2021  >>>

Fonte: CGJ/RJ

pt_BRPortuguês do Brasil
Back To Top