skip to Main Content
Nova Sede, Aos Pés Do Cristo Redentor

Colégio Notarial do Brasil – seção Rio de Janeiro está, agora, no Jardim Botânico, em novo espaço, mais moderno e arrojado 

Tradicionalmente e por conta da proximidade com os escritórios dos principais órgãos públicos, as sedes das associações e entidades extrajudiciais, como as que reúnem os cartórios, e neste caso especificamente estamos falando do Colégio Notarial do Brasil – seção Rio de Janeiro, que representa os cartórios de Notas do Rio de Janeiro, costumam estar localizadas nos grandes centros da cidade, e no Rio não era diferente. Até que os braços do Cristo Redentor se abriram para o início de uma Nova Era.

Há pouco mais de três meses, a sede do CNB/RJ se mudou para a Rua Jardim Botânico, nº 674 – 115º Andar, edifício Stella Maris, localizado na zona Sul do Rio, aos pés do Cristo Redentor. Mas desde sua fundação, em 1953, quando ainda era seção Guanabara, devido ao fato do Rio de Janeiro ser estado da Guanabara naquele ano, a seção fluminense do CNB/RJ já passou por diversos endereços no centro do Rio, o primeiro deles na Rua do Rosário, depois passando para a Av. Rio Branco e em seguida para a Rua da Quitanda.

Para o presidente da entidade, José Renato Villarnovo, a mudança de endereço representa um novo momento para o Colégio Notarial do Brasil – seção Rio de Janeiro. O espaço moderno e arrojado está alinhado com as últimas conquistas do notariado brasileiro, que se viu deslanchar durante a pandemia com a digitalização dos atos notariais e o avanço da plataforma do e-Notariado. Felizmente, o projeto que estava em fase de finalização teve que ser acelerado para continuar atendendo as demandas da sociedade mesmo mediante tantas restrições de impacto singular e sem precedentes.

“O CNB/RJ cresceu, evoluiu, assim como a operacionalização do e-Notariado que inovou a maneira de se realizar atos notariais, escrituras de divórcio, inventário, compra e venda, testamento, todos de forma online, por videoconferência. Com tamanha modernização, sentimos a necessidade de acompanhar essa ascensão trazida pelo meio digital, para estarmos mais alinhados com os projetos futuros que envolvem o notariado brasileiro”.

O Colégio Notarial do Brasil – seção Rio de Janeiro é uma entidade de classe sem fins lucrativos, filiada ao Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, que teve como sua primeira sede a Rua do Rosário, número 173 – Loja A – parte, Centro, Rio de Janeiro.

O estatuto da entidade reúne uma série de objetivos tais como congregar os notários de todo o Estado do Rio de Janeiro, divulgando os princípios e a doutrina da instituição notarial do tipo latino. 

Além de fomentar a integração informática de todos os Serviços da especialidade, a entidade também é responsável por estimular a inclusão de todos os serviços notariais no sistema de certificação e assinatura digitais administrado pela ICP–Brasil, para garantir a inserção de todos os tabelionatos no sistema da certificação digital.

O CNB/RJ é responsável por representar o notariado junto ao Poder Público fluminense, como o Tribunal de Justiça do Estado e a Corregedoria Geral de Justiça do Estado, e também defender os interesses, direitos e as prerrogativas dos tabelionatos e tabeliães que são associados à entidade.

Também é de cunho estatutário da entidade promover a finalidade da atividade notarial e a sua importância, tendo em vista a divulgação de matérias pertinentes à atividade da classe, via boletins e revistas; e desenvolver estudos relacionados a atividade da classe, tornando viável seu aperfeiçoamento.

O estatuto com todas as diretrizes do Colégio Notarial do Brasil – seção Rio de Janeiro encontra-se no site da entidade, no menu Notariado/RJ. Acesse para saber mais: www.cnbrj.org.br

A vice-presidente do CNB/RJ, Edyanne Frota Cordeiro, finaliza enaltecendo o trabalho da entidade no estado do Rio de Janeiro. “O CNB/RJ, filiada ao CNB/CF, é uma entidade que representa os quase 300 cartórios de Notas do Rio de Janeiro, e vem se tornando cada vez mais representativa a cada ano. A inovação nos atos notariais trazida pela plataforma do e-Notariado, inspirou a seccional fluminense como um todo, trazendo novos ares e um alinhamento com o momento atual da entidade”

Fonte: Assessoria de Comunicação – CNB/RJ

pt_BRPortuguês do Brasil
Back To Top